Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar
os alunos a um modelo de aprendizagem significativa, utilizando-se de métodos
que proporcionem a participação, interação e construção de saberes, habilidades
e competências para sua formação como cidadão. Objetivamos, ainda, analisar e
apresentar a importância e a relevância que a temática cosméticos tem no
meio cultural e social.
Esse trabalho que buscou a utilização da metodologia
baseada no ensino por projetos como uma ferramenta inovadora no ensino e
aprendizagem de química, foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio e
Inovador Orlando Venâncio dos Santos, situada em Cuité-PB, com trinta alunos de
uma turma de 3° ano do ensino médio destinando-se a problematizar o tema cosméticos de forma contextualizada
e interdisciplinar.
A abordagem do projeto direcionou-se à construção de
conhecimentos voltados para o âmbito interdisciplinar e contextualizado
desenvolvendo a aprendizagem dos conceitos inerentes da química orgânica
visando uma melhor compreensão das funções orgânicas oxigenadas comumente
utilizadas na fabricação de cosméticos comercializados no nosso cotidiano.
Imagem 1: grupo de alunas
apresentando seu cartaz.
Imagem 2: Grupos de
alunos realizando os experimentos.
Imgam 3: Alunos durante a confecção do jogo da memória.
Imagem 4: Alunos durante a confecção do jogo da memória.
Imagem 5: Alunos e pibidianos
durante o jogo do percurso
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