sexta-feira, 5 de agosto de 2016

STAND DE QUÍMICA NA FEIRA DE CIÊNCIAS E AMOSTRA CULTURAL DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS: A ALQUIMIA NA CARRUAGEM TRIUNFAL DO ANTOMÔNIO

       Inserir a história da química no processo de aprendizagem dos alunos, apresentado a evolução dos conhecimentos científicos e das práticas experimentais por meio de uma peça teatral apresentada pelos alunos à comunidade escolar e local.
         Esta atividade consistiu em um estudo sobre como era feita e vista a ciência na época de seu surgimento. Para isso, diante da proposta da Escola Estadual de Ensino Médio e Inovador Orlando Venâncio dos Santos, situada em Cuité-PB, para a feira de ciências de relatar o nascimento das ciências, buscamos despertar o interesse dos alunos por meio de uma peça teatral que relatou o cotidiano dos alquimistas, os procedimentos utilizados por eles para investigação de elementos químicos e para cura de doenças o que era comum na época. Participaram desta atividade, vinte e cinco alunos das turmas de 1°, 2° e 3° ano do ensino médio.
Imagem 1: alunos envolvidos na apresentação da peça teatral 

Imagem 2: Apresentação da peça teatral 

Imagem 4: cenário da peça preparados pelos alunos

Para dar início à organização da peça, foram realizados momentos de apresentação do roteiro da peça aos alunos, explicando a temática, o papel dos personagens e mostrando a importância do conhecimento da história das ciências para compreender melhor a nossa realidade atual. Em seguida, os alunos apresentaram suas intenções para os personagens e com base nisso foram definidos o papel de cada aluno na peça.
A partir daí, demos início aos ensaios, auxiliando os alunos no aprimoramento de suas expressões de fala e corporais, fazendo as marcações de posicionamento etc. Ao longo dos ensaios era comum surgirem dúvidas, por parte dos alunos sobre alguns fatos presentes na peça. Tais dúvidas eram esclarecidas pelos bolsistas e pela supervisora para que os alunos compreendessem cada vez mais o que estavam apresentando, contribuindo para um melhor desempenho durante a exposição da peça.
Foram cerca de dois meses de ensaios e preparação dos figurinos. Um dia antes da apresentação, os alunos foram convidados a auxiliar na ornamentação da sala para que, deste modo, fosse despertado neles uma familiarização com o cenário e ensaio final ao ficar pronto. Foram dois dias de apresentações nos quais os alunos revezaram nos turnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário