Inserir a história da química no processo de aprendizagem dos alunos, apresentado a evolução dos conhecimentos científicos e das práticas experimentais por meio de uma peça teatral apresentada pelos alunos à comunidade escolar e local.
Esta
atividade consistiu em um estudo sobre como era feita e vista a ciência na
época de seu surgimento. Para isso, diante da proposta da Escola
Estadual de Ensino Médio e Inovador Orlando Venâncio dos Santos, situada em Cuité-PB, para a feira de ciências de
relatar o nascimento das ciências, buscamos despertar o interesse dos alunos
por meio de uma peça teatral que relatou o cotidiano dos alquimistas, os
procedimentos utilizados por eles para investigação de elementos químicos e
para cura de doenças o que era comum na época. Participaram desta atividade,
vinte e cinco alunos das turmas de 1°, 2° e 3° ano do ensino médio.
Imagem 1: alunos envolvidos na apresentação da peça teatral
Imagem 2: Apresentação da peça teatral
Imagem 4: cenário da peça preparados pelos alunos
Para
dar início à organização da peça, foram realizados momentos de apresentação do
roteiro da peça aos alunos, explicando a temática, o papel dos personagens e
mostrando a importância do conhecimento da história das ciências para
compreender melhor a nossa realidade atual. Em seguida, os alunos apresentaram
suas intenções para os personagens e com base nisso foram definidos o papel de
cada aluno na peça.
A
partir daí, demos início aos ensaios, auxiliando os alunos no aprimoramento de
suas expressões de fala e corporais, fazendo as marcações de posicionamento
etc. Ao longo dos ensaios era comum surgirem dúvidas, por parte dos alunos
sobre alguns fatos presentes na peça. Tais dúvidas eram esclarecidas pelos
bolsistas e pela supervisora para que os alunos compreendessem cada vez mais o
que estavam apresentando, contribuindo para um melhor desempenho durante a
exposição da peça.
Foram
cerca de dois meses de ensaios e preparação dos figurinos. Um dia antes da
apresentação, os alunos foram convidados a auxiliar na ornamentação da sala
para que, deste modo, fosse despertado neles uma familiarização com o cenário e
ensaio final ao ficar pronto. Foram dois dias de apresentações nos quais os
alunos revezaram nos turnos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário